domingo, 24 de abril de 2011

Rafael Nadal vence Ferrer e é hexacampeão em Barcelona

Uma semana após ser heptacampeão do Masters 1.000 de Monte Carlo em cima de David Ferrer, Rafael Nadal voltou a bater o compatriota em uma decisão. Neste domingo, o número 1 do mundo conquistou o hexa no ATP 500 de Barcelona ao vencer o confronto, em 1h49m, por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4.

Com o 20º triunfo no saibro nos últimos 21 jogos que disputou no piso, Nadal agora tem 75% de aproveitamento em finais de torneios da ATP: são 45 vitórias contra 15 derrotas em decisões de título.Esta foi a nona vez na história da competição que o troféu ficou nas mãos de um espanhol. Carlos Moya venceu em 2003 e Tommy Robredo em 2004; além deste ano, Nadal foi campeão de 2005 a 2009, e Fernando Verdasco ganhou o título em 2010. O último estrangeiro a comemorar em Barcelona foi o argentino Gaston Gáudio, em 2002.

Ferrer ameça, mas Nadal mostra quem manda
David Ferrer confirmou seu saque e teve um break point já no segundo game. O início promissor, porém, foi enganoso. Nadal mostrou ao compatriota que ele é quem manda no saibro. O número 1 do mundo não só reverteu a vantagem como quebrou o serviço rival três vezes seguidas. Sofreu um revés, é verdade. Mas, em 38 minutos, a parcial estava definida: 6/2.

No segundo set, Nadal confirmou o seu serviço e quebrou o de Ferrer na primeira oportunidade. Com o saque mais forçado, o número 6 do mundo cometeu uma dupla falta, mas também conseguiu um ace e devolveu os pontos com juros e correção. Foram duas quebras seguidas do serviço de Nadal: 4/2 para Ferrer.

Mordido, o número 1 da ATP provou que não chegou à liderança do ranking à toa. Em uma série incrível, Nadal ganhou quatro games seguidos, virou o placar para 6/4 e comemorou mais um ano de reinado em Barcelona.